Antes de iniciar a construção de uma obra é fundamental pensar na organização do canteiro de obras.

O canteiro de obras é o espaço destinado a execução da obra, armazenamento de recursos necessário a execução dos trabalhos e, também um espaço de convivência dos trabalhadores envolvidos nas atividades de construção.

Para estudo e construção do canteiro é de extrema importância que o técnico conheça em profundidade a NR18, norma regulamentadora da construção civil que apresenta diretrizes administrativa de planejamento e de organização.

A NR 18 define o canteiro de obras como ambiente de trabalho de caráter fixo ou temporário, em que se desenvolvem atividades de apoio e execução de uma obra.

Com tamanha importância o canteiro de obras impacta diretamente na produtividade e na qualidade dos trabalhos e não se trata somente de um espaço de produção, mas também de convivência, assim um bom canteiro deve promover e garantir conforto, segurança e dignidade aos trabalhadores.

O arranjo do canteiro deve ser pensado em função da obra a ser executada, localização, terreno e outros fatores que influenciem na logística de obra, o estudo do layout e a implantação devem ocorrer antes de se iniciarem as atividades da obra, com finalidade de dar o correto suporte maximizando movimentos e operações, a finalidade é assegurar o fluxo de trabalho de forma ininterrupto e com segurança.

A falta de planejamento do canteiro ou a disposição de forma incorreta resulta em movimentos desnecessário, aumento de distâncias a serem percorridas, aumento na ociosidade dos trabalhadores interferindo diretamente na produtividade de forma negativa.

planejamento de canteiro de obras - odair r santos engenharia

Existem basicamente 3 tipos de canteiros de obras, sendo eles:

Restrito: A construção ocupa maior parte do terreno, são mais comuns em áreas urbanas e geralmente tem forma retangular, caracterizado pela delimitação da área com tapumes.

canteiro restrito - odair r santos engenharia

Amplo: A construção ocupa uma pequena parcela do terreno, existem acessos disponíveis e espaço garantido para armazenamento, são exemplos a construção de pontes, hidrelétricas.

Linear ou Longitudinal: Como o próprio nome sugere o canteiro se estende em uma direção, possui pouco acesso, este tipo é de maior complexidade de organização física e o espaço dos percursos inevitavelmente se tornam maiores, como exemplo são obra de rodovias.

canteiro de obras linear - odair r santos engenharia

Independente da tipologia o sucesso para um canteiro produtivo e seguro é o planejamento e a correta disposição dos itens que compõem o canteiro, caso contrário resultado pode ser dificuldades de se transitar pelo local, trabalhadores insatisfeitos e prejuízos.

contato-odair r santos engenharia
Eng. Civil Técnico em Edificações Apaixonado por tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.