Se você está pensando em construir pela primeira vez com certeza está é a pergunta que deve estar se fazendo, quanto custa o projeto de uma casa?

Se quiser saber um pouco mais sobre os aspectos importantes do projeto e fases de elaboração leia nesta postagem aqui

projeto de casa - odair r santos - engenharia e construção

Os projetos de casas e prédios, são denominados projetos de edificações, no caso de prédios podem ter diversas finalidades como edifícios residenciais, prédios comerciais, industriais etc.

Para construções de até 100 m² o projeto exigido pela prefeitura para aprovação da construção é o projeto de arquitetura.

O projeto de arquitetura é composto por diversas etapas como já mencionado outra postagem veja mais aqui, acima de 100 m² são exigidos os projetos complementares, que são:

Projeto de instalações elétricas e

Projeto estrutural

De acordo com a complexidade da construção ou caso o engenheiro ou arquiteto em conjunto com o proprietário entendam que seja necessário podem ser contempladas outras disciplinas.

Haja vista que as disciplinas indicadas acima são as mínimas necessárias para a aprovação do projeto, sendo que para edificações de grande porte são exigidos também os projetos de prevenção e combate a incêndio, tratamento de esgoto.

Em qualquer situação é de grande interesse a elaboração do projeto de instalação hidráulica e projeto de impermeabilização, não menos importante são também um estudo de conforto ambiental, luminotécnica, design de interior.

Os valores praticados costumam variar bastante de profissional para profissional em função da experiência, região e diferentes metodologias de cálculo.

Um dos métodos mais utilizados na hora de estimar o custo de um projeto é estabelecer um valor por m² a construir, este valor varia conforme o padrão da obra que pode ser de baixo, médio ou alto padrão.

Outros métodos utilizados para estimar o valor do projeto são baseados na quantidade de horas trabalhadas e preço de referência com base no CUB (custo unitário básico).

Em média os projetos costumam ficar em 5% do valor da obra.

Assim para se ter uma ideia de quanto vai custar seu projeto basta consultar o CUB para o padrão desejado na página do sinduscon, para o estado de São Paulo pode ser acessado em https://www.sindusconsp.com.br/cub/  e multiplicar pela área a ser construída e por fim multiplicar por 0,05.

Contate nos e consulte nossos preços competitivos edescubra porque estamos em constante crescimento.

dúvidas-odair r ssntos engenharia e construção
Eng. Civil Técnico em Edificações Apaixonado por tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.