Veja nesta postagem o que é o contrapiso, suas principais funções o traço usual e como calcular quantidade de materiais.

O contrapiso é uma argamassa composta por Cimento, Areia e Água, sendo a Areia média a mais indicada para o preparo que tem diversas funções dentre elas principais são:

Corrigir pequenas irregularidades

Proporcionar os caimentos necessários

Complementar sistemas de isolamento acústicos e térmicos

Servir de suporte para pisos e revestimentos

contrapiso-odair r. santo

O traço usual é dosado na proporção de 1:4. Sendo uma medida de cimento para quatro de área e a água deve ser adicionada de forma a obter uma argamassa que seja apenas úmida a chamada farofa.

A quantidade de material necessário é dada em função da área e da espessura a ser regularizada, sendo que a espessura para o contrapiso geralmente fica entre 2 e 5 cm, sendo 2 cm a espessura mínima recomendada.

espessura-contrapiso-odair r. santos

Para exemplificar o consumo e cálculo dos materiais vamos considerar uma área a ser regularizada medindo 12 m² com espessura de 3 cm.

Assim o volume de argamassa necessário para este exemplo será 12 m x 0,03 m = 0,36m³

Conforme citado o traço usual é de 1:4, supondo uma obra residencial de pequeno porte e a dosagem em latas de 18l cada traço resulta em 0,072 m³ de argamassa, dividindo o volume necessário para execução do contrapiso de nosso exemplo pelo volume resultante de cada traço concluímos que será necessário 5 traços para execução do serviço 0,36/0,072 = 5.

Como resultado os materiais necessários para preparo de toda argamassa necessário ao nosso exemplo será:

5 latas de cimento

½ m³ de areia média

Em uma obra de pequeno porte considerando o preparo manual e a dificuldade de controle, conforme mencionado a água deve ser adicionada de forma a obter uma argamassa úmida e consistente (farofa).

É conveniente considerar uma perda de aproximadamente 5% no mínimo ao consumo final.

Eng. Civil Técnico em Edificações Apaixonado por tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.