Telhado ou coberta em construções residenciais é o termo utilizado para designar a parte superior da construção compostas por uma estrutura de madeira e telhas responsável por proteger a construção das intempéries {chuva, poeira, sol, ventos, temperaturas extremas).

As partes de uma cobertura podem ser definidas de acordo com os itens apresentados a seguir:

Água: superfície plana de um telhado;

Água Mestra: nos telhados retangulares de quatro águas, é o nome que se dá às duas águas de forma trapezoidal. As duas outras águas triangulares são chamadas de tacaniças;

Beiral: projeção do telhado para fora do alinhamento da parede;

Cumeeira: aresta horizontal na parte mais alta do telhado, delimitada pelo encontro entre duas águas;

Espigão: aresta inclinada formada pelo encontro de duas águas, formando um ângulo saliente. É um divisor de águas;

Rincão: aresta inclinada e reentrante formada pelo encontro de duas águas é também chamada de Água furtada;

Rufo: peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede;

Calhas: coletores de águas da chuva geralmente instalados nas extremidades dos beirais com ramificações até o solo

partes-telhado-odair-engenharia-construção
Parte_telhado_Odair R Santos_Engenharia_Construção

Em edifícios residenciais o termo cobertura refere-se a última laje, é comumente utilizado para se referir a estrutura superior de quadras poliesportiva e galpões industriais, sendo, portanto, mais usual em construções residenciais o termo telhado.

Segundo Molina Calil Junior “Do ponto de vista estético, a cobertura é a coroa da construção e por isso os arquitetos, engenheiros e projetistas dedicam especial atenção a sua concepção, cientes de que
suas formas e volumes dependem do material utilizado e da planta da edificação”.

telhado-odair-engenharia-construção
Telhado_Odair R Santos_Engenharia_Construção

De fato um telhado bem dimensionado faz toda diferença para a edificação e para o bolso do usuário, quando bem projetado o telhado proporciona conforto térmico a edificação o que reduz o consumo de energia elétrica e agrega valor estético ao imóvel, valorizando ainda mais o imóvel.

Outro fato importante a destacar além da importância de um bom dimensionamento é a contratação de mão de obra especializada na execução desta atividade para garantir a qualidade serviços e execução conforme projeto.

A estanqueidade e isolamento térmico são dois aspectos fundamentais a serem avaliados, estão diretamente relacionados a estes aspectos o tipo de telha.

Existem no mercado diversos tipos de telhas:

tipos de telhas-odair-engenharia-construção
Tipos de Telhas_Odair R Santos_Engenharia_Construção

Paulista: composta por duas partes denominadas capa e bica. Este tipo de telha apresenta a capa com largura ligeiramente inferior ao canal, é também conhecida como Colonial Redonda;

Colonial: esta telha caracteriza-se por apresentar o mesmo tipo de peça para a capa e bica (larguras iguais), e é também conhecida como Paulistinha;

Portuguesa: caracteriza-se por apresentar capa e bica unidas, corpo arredondado e quadrado e é também conhecida como Telha Dupla;

Plan: é uma variação da telha colonial, que apresenta formas retas, e é também conhecida como Planzinha;

Romana: esta telha ê uma evolução da telha Plan;

Francesa: tem forma quadrada e é composta de uma só peça, algumas reentrâncias e pequenas saliências para fixação

Telhas de fibrocimento: é resultado da adição de fibras de amianto no cimento e apresenta como vantagens permitir executar com rapidez telhados de custo reduzido e com boa resistência mecânica.

Telhas metálicos: as telhas metálicas (alumínio ou aço galvanizado) são encontradas em perfis ondulados e trapezoidais, com diferentes espessuras e em várias ligas e acabamentos.

Apresentam ainda dimensões variadas (podem chegarem bobinas à obra, onde são cortadas e preparadas de acordo com a necessidade do projeto) e cores naturais ou pintadas (pré-pintadas ou pós-pintadas).

Telhas de concreto: apresentam boa resistência mecânica e durabilidade e são comercializadas em cores e formatos variados.

Telhes de fibra vegetal: são leves, apresentam bom desempenho como isolante termo–acústico, não quebram nem corroem. São comercializadas em cores diferenciadas.

Telhas Plásticas de PVC: aumentam o aclaramento, são leves, frágeis e de custo reduzido. A incidência de raios ultravioletas provoca seu d escora mento.

Telhas de madeira: são telhas planas formadas por madeira tratada de refloresta mento, semelhantes àquelas utilizadas em países com inverno rigoroso, onde os telhados são muito inclinados para que a neve escorra.

Algumas das características dos principais tipos utilizados são:

caracteristicas telhas-odair-engenharia-construção
Comparativo_telhas_Odair R Santos_Engenharia-Construção

Estamos em contante crescimento  e em perfeita sintonia com o mercado para melhor atende-lo, contate-nos.

Eng. Civil Técnico em Edificações Apaixonado por tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.