Tinta látex ou acrílica, qual será melhor?

Em postagem anterior falei um pouco sobre tintas e sua importância na proteção dos materiais utilizados na construção civil, além de dar mais cor e vida a objetos e ambientes, foi mencionado também que para o melhor desempenho do material e maior durabilidade é essencial que o fundo receba o preparo correto além da correta aplicação do fundo, confira no post anterior.

Nesta postagem vou falar um pouco sobre os principais tipos de tintas utilizados na pintura residencial, mais especificamente em paredes.

Na pintura de paredes as tintas mais utilizadas são:

Tinta látex (PVA)

Tinta acrílica

São utilizados também tintas vinil-acrílicas e texturas.

Se você já foi até uma loja de tintas e ao solicitar ao vendedor tinta para pintar parede este com certeza fez a clássica pergunta Látex ou Acrílica?

E você então pensou por cinco minutos e olho para a cara dele com aquela cara tipo HÃM????

Não se preocupe está dúvida é normal e a diferença entre uma e outra está basicamente na composição a tinta Látex PVA é composta por Acetato de Polivinila daí a abreviação PVA e embora geralmente indicada para área internas pode ser utilizada também em áreas externas quando adquirida em sua versão PREMIUM.

É uma tinta solúvel em água e apresenta sempre aspecto mais fosco do que a tinta acrílica, excelente aspecto visual e excelente cobrimento e de menor custo em relação a tinta acrílica.

Quanto ao tipo de acabamento é possível escolher entre fosco, acetinado e brilhante de acordo com o gosto, mas ainda segundo alguns fabricantes alguns acabamentos são mais indicados para determinados ambientes:

tintas latéx ou acrilíca--construtora-mantiqueira
Fonte: Coral e Suvinil

Já as tintas acrílicas que também são para parede têm em sua composição Resina Acrílica.

Dada sua composição está possui propriedades impermeabilizantes desta forma é uma tinta lavável e indicada para áreas úmidas como banheiros e cozinhas.

Apresenta sempre mais brilho em relação a tinta PVA e maior custo.

Em resumo a escolha deste material deve-se dar em função dos seguintes fatores:

Ambiente de aplicação (interno ou externo)

Área molhada ou seca.

 

Para áreas externas e molhadas é recomendada a tinta acrílica por sua propriedade impermeabilizante, para demais área pode ser utilizada a tinta acrílica ou látex lembrando que o látex tem menor custo e apresenta ótimo resultado.

Nossa empresa está em constante crescimento, somamos diversos casos de sucesso e clientes sempre satisfeitos, contate-nos para um orçamente sem compromisso

contato-construtora-mantiqueira

Eng. Civil Técnico em Edificações Apaixonado por tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.