Imagine que finalmente sua construção chegou a sonhada fase de acabamento e, junto com esta fase muitas dúvidas surgem principalmente quanto aos materiais.

Que material usar para dar o acabamento ideal a sua obra combinando arquitetura, ótimo custo x benefício e durabilidade.

Bem essas são algumas das dúvidas que surgirão e para te ajudar na escolha dos pisos e revestimentos cerâmicos nesta postagem vamos apresentar algumas das principais características dos materiais esmaltados e porcelanatos que influenciam na escolha, pois há sempre a dúvida Porcelanato ou Cerâmica Esmaltada.

A principal diferença entre a cerâmica e a porcelana está na fabricação, a cerâmica e composta por uma mistura de argila e minerais.

Já o porcelanato é produzido a partir de matérias primas de grande pureza e a queima realizada em alta temperatura confere ao material maior resistência e menor porosidade.

Entre as principais características do porcelanato estão, uniformidade de coloração, a alta resistência à abrasão física e química e a massa homogênea.

Quanto a superfície o porcelanato é classificado em:

 Polido (ou técnico) – O porcelanato polido apresenta alto brilho em sua superfície devido ao processo mecânico de polimento, é fácil de limpar e também muito liso.

Além disso apresenta alta resistência e baixo índice de absorção de líquidos, é também muito escorregadio, não sendo indicado para áreas que molhadas.

Acetinado – O porcelanato acetinado tem menos brilho que o polido, devido ao seu processo de produção, onde este material recebe menos polimento.

É um pouco mais difícil de limpar por ser mais abrasivo, é mais resistente a manchas e menos escorregadio que o porcelanato polido.

Esmaltado – O porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte em sua superfície e de acordo com a textura desta camada este tipo pode ser subdivido em: Liso, Áspero, Brilhante ou Mate.

Ainda de acordo com o acabamento lateral os porcelanatos podem ser classificados como Retificado apresentando quinas vivas e desta forma o rejunte fica menos visível ou Bold apresentam quinas levemente arredondadas dando maior destaque ao rejunte.

Uma das características mais importante da cerâmica esmaltada e que causa muita dúvida no consumidor na hora de adquirir este material é o tão falado PEI sigla que em inglês representa Porcelain Enamel Institute que classifica este material em uma escala de 0 á 5.

Esta escala representa a resistência do material á abrasão, ou seja, o desgaste da superfície do material por conta do tráfego de pessoas ou objetos.

De acordo com a resistência a abrasão o material é especificado diferentes ambientes conforme segue:

POrcelanatato-ceramica-PEI-cosntrutora-mantiqueira

É importante atentar-se pois apesar desta ser uma das mais importantes características durante a escolha ela não é a única, desta forma em caso de dúvidas consulte um engenheiro(a) ou arquiteto(a) para obter melhor desempenho do material.

Estamos em constante crescimento e antenados as novidades no mercado contate-nos e conheça nossas propostas para seu projeto.

contato-construtora-mantiqueira

 

Eng. Civil Técnico em Edificações Apaixonado por tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.