A compra de um imóvel pode parecer algo simples mas, para muitos a realização do sonho de construir torna-se um pesadelo logo no início, com a escolha e compra do terreno.

Para evitar dores de cabeça, gastos desnecessários e até mesmo prejuízo com a perda do investimento é importante atentar-se no momento da escolha e jamais agir por impulso, desconfiar de valores muito abaixo de mercado entre outros fatores que serão aqui citados:

imagem localizacao
Localização

Durante a pesquisa e escolha é importante levar em consideração a localização, com uma boa localização é possível reduzir gastos com deslocamentos e economia de tampo (por exemplo com atividades rotineiras , trabalho, escola, compras etc), além de promover a valorização do imóvel.

Ainda quanto a localização deve-se analisar aspectos como infraestrutura ( água, luz, pavimentação etc), para conforto e tranquilidade pesquise sobre a vizinhança (ver zoneamento e plano diretor da cidade).

Outro aspecto a ser levado em consideração é a topografia do terreno, terrenos acidentados tendem a ser mais baratos, contudo o gasto com projetos e construção pode tornar a economia inviável pois será necessário um trabalho de corte e aterro e na hora de construir influência na logística do canteiro.

imagem topografia
topografia

A iluminação natural e o tipo de solo são fatores a ser observados e levados em consideração, na hora de construir o ideal é deixar dormitórios voltados para a o leste, já a face sul a que menos recebe sol pode ser aproveitada por cozinhas, área de serviços, atenção a terrenos muito úmidos ou com muitas rochas.

Por fim a documentação:

img contrato
documentação

Solicite ao vendedor o RGI (Registro Geral de Imóveis), estará contido neste documento toda informação referente ao imóvel, por exemplo dividas, penhora, em caso de dúvidas ou insegurança procure um cartório para esclarecimentos, com um carne de IPTU é possível verificar na prefeitura do município se existem débitos também.

Só faça uma proposta quando estiver seguro da compra pois no caso de desistência por parte do comprador este perde o valor referente ao sinal e em caso de desistência por parte do vendedor este fica obrigado a devolver a quantia em dobro.

Estes são alguns aspectos importantes a serem observados durante a negociação de imóveis, para segurança caso não esteja familiarizado com o assunto contrate um profissional de confiança para assessora-lo.

 

img construtora mantiqueira

 

 

Eng. Civil Técnico em Edificações Apaixonado por tecnologia

Um comentário sobre “Imóvel, como escolher o seu.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.