Projeto segundo o dicionário é:

1 – desejo, intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano.

2 – descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.

Da mesma forma em engenharia ou arquitetura podemos dizer que os projetos arquitetônicos ou de engenharia são os processos pelos quais uma ideia é concebida e assim elaborada sua representação final ou seja por exemplo um projeto arquitetônico é todo o conjunto de informações uteis e necessárias a boa execução de uma obra.

projeto-construtora-mantiqueira

Embora visto muitas vezes de maneira errônea e simplória como sendo somente o conjunto de desenhos, nele estão contidas informações como medidas planimétricas e altimétricas em suas diversas representações tais como planta baixa, cortes, elevações e detalhes, o resultado final é produto de diversas etapas:

  •  Levantamento de dados: Nesta etapa o cliente demonstra seus objetivos e necessidades. São estudas também as características do terreno (dimensões, solo, escritura e outros documentos, ventos etc)

 

  •  Em uma segunda etapa chamada de Estudo preliminar, o profissional através das informações obtidas no “Levantamento de dados”, passa a fazer um esboço inicial do projeto. Nesta fase é importante o acompanhamento de perto pelo cliente, pois trata-se do início da elaboração do projeto; antes de continuar o projeto, o engenheiro deve receber a aprovação do cliente.

 

  • Sendo o estudo preliminar aprovado pelo cliente o profissional passa então para etapa seguinte que é o Anteprojeto nesta etapa, são definidas dimensões e características da obra.São inseridas informações de cada ambiente, pilares, cálculo das áreas e etc. A volumetria, estrutura, planta de cobertura e instalações gerais serão definidas. Assim como o estudo preliminar o anteprojeto também deve ser aprovado pelo cliente para que o engenheiro prossiga ou faça as alterações necessárias.

 

  • Projeto legal: Nesta etapa, os desenho e as informações a ele referentes devem estar de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, assim sendo o projeto e levado para aprovação pela prefeitura municipal.

 

  • E por ultimo é elabora o Projeto executivo, consiste no desenvolvimento detalhado do anteprojeto. Integra o projeto aos projetos complementares (elétrico, hidráulico, estrutural, telefônico etc), dando plenas condições à execução da obra.

Um projeto é também acompanhado de documentos importantes como Memorial descritivo de materiais, Memorial descritivo de serviços e ainda durante a execução as etapas  podem ser acompanhadas em um Cronograma físico-financeiro elaborado previamente bem como início, fim, e duração das mesmas assim como o investimento para cada período.

Conforme visto o projeto arquitetônico é fundamental para a construção de uma obra arquitetura com qualidade e que resulte no correto desempenho, é essencial também para a regularização do empreendimento junto aos órgãos responsáveis.

Antes de construir ou reformar consulte um profissional habilitado, verifique se este é cadastrado no respectivo conselho de classe, evite dores de cabeça e despesas desnecessárias.

Eng. Civil Técnico em Edificações Apaixonado por tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.